GUIA DEFINITIVO DE HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES: Como sua Empresa de Locação de Equipamentos Pesados Conquista Grandes Contratos na Indústria de Celulose (Eldorado Brasil e Suzano)

Introdução: Por Que a Certificação de Fornecedores É Essencial para Locação de Guindastes e Carretas?
Para que sua empresa de locação de equipamentos pesados — como guindastes, muncks, pranchas e carretas — consiga fechar contratos com gigantes do setor de celulose, como a Eldorado Brasil e a Suzano, não basta apenas ter o melhor maquinário. É imprescindível passar pelo rigoroso processo de Homologação ou Certificação.
O objetivo central deste processo é mitigar os riscos envolvidos na contratação de fornecimento, sejam eles riscos financeiros, trabalhistas, ou judiciais. Empresas que adotam altos padrões de Governança e Transparência, como a Eldorado Brasil, buscam parcerias que compartilhem dos mesmos valores éticos.
A Suzano e a Eldorado Brasil procuram ativamente empresas que pensem na sustentabilidade do planeta e que busquem fornecer seus produtos e serviços sem prejudicar as gerações futuras. Valorizam a responsabilidade econômica, social, ambiental e, principalmente, a integridade nas relações com suas equipes e a comunidade.

1. Pré-Cadastro: O Ponto de Partida para Fornecer Serviços
O primeiro passo oficial para sua empresa de locação de equipamentos se tornar uma fornecedora é realizar o pré-cadastro.
1.1. Acesso e Dados Iniciais
O pré-cadastro é o canal de entrada principal para que as informações da sua empresa sejam inseridas no banco de dados de possíveis fornecedores.
- Eldorado Brasil: O acesso se dá através do portal “Quero ser Fornecedor”.
- Suzano: O pré-cadastro é realizado em uma etapa inicial, onde a empresa fica registrada no banco de possíveis fornecedores.
1.2. Regras Essenciais do Pré-Cadastro
Para garantir que o processo seja registrado corretamente, é fundamental observar algumas regras, especialmente no portal da Suzano:
- CNPJ é a Chave: É necessário efetuar o pré-cadastro para cada CNPJ que potencialmente irá faturar para a Suzano.
- E-mail Único: No pré-cadastro da Suzano, é possível informar apenas um e-mail. É para este endereço que o convite de certificação será enviado, devendo ser preenchido corretamente. Mais contatos poderão ser inseridos na fase de certificação.
- Navegador Recomendado: Para evitar erros e instabilidade, utilize o navegador Google Chrome ou Internet Explorer versão 9 ou superior.
- Seleção de Categorias: Sua empresa deve selecionar a categoria de fornecimento que mais se aproxima da atividade de locação de equipamentos pesados. No processo da Suzano, é obrigatório selecionar todos os níveis (do 1 ao 4) antes de adicionar a categoria. É possível selecionar mais de uma categoria e mais de uma região de atendimento.
1.3. O Convite de Homologação (O Próximo Nível)
A finalização do pré-cadastro não constitui uma garantia de contratação. As informações da sua empresa de locação ficam disponíveis para consulta da área de Suprimentos por 12 meses (no caso da Suzano).
O próximo passo acontece somente se houver uma oportunidade de negócio. Neste caso, a área de Suprimentos (o comprador) entra em contato e envia um convite por e-mail para que o fornecedor participe do processo completo de Certificação (Suzano) ou Homologação (Eldorado).
- Canal Direto: O convite também pode ser enviado diretamente pelo comprador, mesmo que o fornecedor não tenha feito o pré-cadastro. Contudo, se ele já estiver pré-cadastrado, o envio do convite direto é simplificado.

2. A Jornada de Homologação da Eldorado Brasil: Detalhes e Custos
A Eldorado Brasil, reconhecida por sua fábrica moderna em Três Lagoas (MS), utiliza a plataforma G-Certifica, desenvolvida pela empresa Gedanken, para conduzir o processo de homologação. O uso de uma empresa terceira garante a imparcialidade e confere maior credibilidade ao processo.
2.1. O Acesso e a Taxa Anual
O e-mail convite enviado pelo comprador da Eldorado Brasil irá conter:
- O link para acessar o portal.
- Login e senha.
- Um boleto para pagamento.
O fornecedor é responsável pelo pagamento de uma taxa anual de monitoramento do cadastro no valor de R$ 298,00 (por CNPJ), que é cobrada pela Gedanken.
2.2. As 6 Etapas Obrigatórias da “Jornada”
Ao aceitar o convite e acessar o sistema, sua empresa inicia a “jornada”, que é composta por etapas obrigatórias:
- Orientação: Leitura da primeira aba de orientação.
- Códigos de Ética e Conduta: Leitura e concessão do aceite eletrônico obrigatório aos Códigos de Ética e Conduta da Eldorado Brasil.
- Declarações e Termos: Concessão do aceite nos termos e nas declarações de Pessoa Politicamente Exposta, Anticorrupção e contra o Trabalho Escravo.
- Dados Básicos e Bancários (O Fornecedor): Preenchimento dos dados de contato e anexação de comprovantes obrigatórios.
- Documentação Financeira: Etapa que só fica disponível se o fornecedor anexar o balanço.
- Comprovante de Pagamento: Confirmação do pagamento da taxa de homologação.

2.3. Documentação Mínima Obrigatória
No Quarto Passo da jornada (Dados Básicos), a sua empresa de locação deve anexar a documentação obrigatória:
- Telefones e E-mails: Informar telefones (fixo, celular, Fax) e e-mails específicos (de pagamento – PGT, de envio XML – NFE, e de envio de folha de registro – FRS).
- Inscrições: Informar o número e anexar os comprovantes de Inscrição Municipal (obrigatório para fornecedores de serviços, como locação de equipamentos) e/ou Inscrição Estadual (obrigatório para fornecedores de materiais).
- Dados Bancários: Informar a agência e conta e anexar um comprovante (extrato, cópia de cartão, cheque, declaração) que comprove que a conta está relacionada ao CNPJ/CPF do fornecedor.
- Análise Financeira (SPED): Se a empresa utilizar o SPED contábil, deve-se anexar os comprovantes de Balanço e DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) para análise financeira.
No Sexto Passo, o fornecedor deve anexar o comprovante de pagamento da taxa de homologação (R$ 298,00) para que a Gedanken possa emitir a nota fiscal eletrônica referente à prestação do serviço.
3. O Processo de Certificação da Suzano
Ao aceitar o convite para a Certificação, a empresa de locação de equipamentos está a um passo de se tornar fornecedora Suzano, desde que atenda aos padrões exigidos.
O passo a passo para compras centralizadas exige o preenchimento e aceite de:
- Documento de Fornecedor: Anexação dos documentos obrigatórios de acordo com o escopo de fornecimento (locação de guindastes, carretas, etc.).
- Termos: Aceite ou rejeição dos Termos da Suzano.
- Questionário Mercadológico: Preenchimento das informações mercadológicas e estruturais da empresa.
- Complemento Cadastro: Preenchimento dos dados de contato e informação dos dados bancários da empresa.
- Auto avaliação: Realização da auto avaliação da empresa nos requisitos de qualidade, segurança e meio ambiente.
4. Aprovação, Rastreabilidade e Monitoramento Contínuo
Uma vez que toda a documentação tenha sido submetida e o pagamento da taxa, no caso da Eldorado, confirmado, inicia-se a fase de análise.
4.1. Análise e Geração do Código de Fornecedor
O portal G-Certifica da Eldorado realiza consultas automáticas e gera um relatório completo. A Área de Cadastro da Eldorado Brasil Celulose analisa o processo.
- Se houver alguma inconsistência, a análise fica suspensa até que o fornecedor sane a pendência.
- Estando em conformidade, o processo é aprovado, e a Gerência de cadastro aprova a homologação. Após isso, o código do fornecedor é gerado no sistema SAP, e o comprador é notificado da conclusão.
4.2. Vantagens do G-Certifica (Eldorado Brasil)
Além de garantir a transparência e a rastreabilidade do processo, o portal G-Certifica oferece vantagens contínuas para o fornecedor homologado:
- A Gedanken analisa e monitora de forma contínua os documentos legais, financeiros e específicos do fornecedor.
- O sistema envia alertas antecipadamente via e-mail sobre o vencimento de cada documento.
- Monitoramento financeiro e de dados de integridade, além de processos judiciais e citação em diários oficiais.
- Atualização mensal automática das certidões.
- Concessão de créditos para uso da plataforma, visando minimizar riscos com fornecedores e clientes da sua própria empresa de locação.
4.3. Motivos de Recusa e Bloqueio (Mitigando Riscos)
A recusa da homologação ou o bloqueio futuro para novas compras (mesmo após a aprovação) ocorrem estritamente por motivos de não conformidade.
A homologação poderá ser recusada caso o fornecedor:
- Não concordar ou não der aceite nos códigos de ética e conduta.
- Não der aceite nas declarações e termos (Pessoa Politicamente Exposta, Anticorrupção, Trabalho Escravo).
- Estiver envolvido em situações análogas ao trabalho escravo ou corrupção.
- Houver ausência da documentação mínima obrigatória, como comprovante bancário ou Inscrições Estaduais/Municipais, quando aplicável.
Monitoramento de Risco: O risco do fornecedor é monitorado continuamente. Se sua empresa de locação de equipamentos receber uma comunicação de pendência via e-mail, é de suma importância regularizar-se o mais rápido possível, pois, caso contrário, corre o risco de ser bloqueada para novas compras.
5. Foco em Sustentabilidade, Ética e Governança Corporativa
As grandes empresas, como a Eldorado Brasil, baseiam seu relacionamento com fornecedores em um forte Programa de Integridade e Governança Corporativa, priorizando a transparência com todos os seus públicos.
Ao buscar se tornar um fornecedor, sua empresa deve demonstrar alinhamento com a cultura da contratante. A Eldorado, por exemplo, preza pela operação sustentável, produzindo de forma responsável, alinhada ao desenvolvimento sustentável e garantindo a perenidade dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações.
A adesão aos Códigos de Conduta e Ética é o pilar deste relacionamento. O processo de homologação atesta que sua empresa de locação de guindastes está em dia com a legislação e compartilha o compromisso de responsabilidade social, ambiental e econômica.
6. Suporte e Resolução de Dúvidas
Em caso de dúvidas durante o processo de homologação da Eldorado Brasil, o suporte é disponibilizado diretamente através da plataforma G-Certifica. A Gedanken, empresa responsável, oferece canais de contato, incluindo e-mail e um número de WhatsApp para fornecer suporte aos fornecedores.
Para questões relacionadas ao pré-cadastro da Suzano, se a sua pergunta não estiver na lista de dúvidas principais, há um canal específico para contato. Caso o sistema apresente instabilidade (como na consulta automática do CNPJ), a recomendação é tentar novamente mais tarde e limpar o histórico de navegação.
Conclusão
Para sua empresa de locação de equipamentos pesados ser bem-sucedida em fornecer para grandes players da indústria de celulose, o foco deve migrar do operacional para a conformidade e a ética. O processo de homologação é o certificado que atesta a credibilidade e a solidez da sua organização.
Ao cumprir a jornada de homologação, aceitando os códigos de ética e mantendo a documentação legal sempre atualizada — monitorada e alertada por plataformas como o G-Certifica da Eldorado Brasil — sua empresa se torna um parceiro de valor que não apenas entrega um serviço de qualidade (como guindastes e carretas), mas que também garante a integridade e a sustentabilidade da cadeia produtiva.
Observação: Todo o detalhamento fornecido acima está estritamente baseado nas informações contidas nos manuais de homologação e portais de fornecedores da Eldorado Brasil e Suzano.







